Perdida na bagunça

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Volte as aulas com o pé direito

Oi Oi gente,todo ano é a mesma coisa: nas suas resoluções de ano novo, você promete que vai estudar mais, se concentrar nas aulas, fazer todas as lições e estudar com antecedência para passar de ano direto. Mas é só as aulas recomeçarem que bate aquela preguiça, né?! Mas não precisa se preocupar: se você se organizar desde já, as coisas serão muito mais fáceis ao longo do ano e, quando as férias estiverem se aproximando, você verá como valeu a pena!
Organize o material
Organize seu material - É importante deixar tudo o que você vai usar no colégio bem organizado. Divida as matérias usando um fichário, um caderno grande para várias matérias ou um caderno menor para cada uma. Na hora de anotar o conteúdo das aulas, use canetas coloridas para grifar o que é mais importante. Vai ser útil na hora de estudar para a prova!

Preste atenção nas aulas - Por mais que você tenha voltado para a escola morrendo de saudades daquelas amigas que viajaram durante as férias inteiras, deixe para atualizar o papo na hora do intervalo. Quanto mais atenção você prestar na aula mais fácil vai ser para entender todas as coisas novas que o professor está falando.
Experimente fazer resumos - Se você morre de preguiça só de pensar em ficar horas lendo e relendo as páginas do livro antes da prova, tente fazer resumos. Comece grifando as partes mais importantes do texto e depois faça um resumo daquilo que leu. Ficar lendo seu próprio resumo vai ser muito mais fácil do que ler todo o texto outra vez!

Faça os exercícios - Na hora de estudar para matérias como química, física e matemática, não adianta: tem que fazer os exercícios. Não vai adiantar nada ficar olhando para o livro, certo? Comece anotando em um papel todas as fórmulas que vai usar. Aí, faça alguns exercícios olhando as fórmulas e, quando se sentir segura, tente fazer sem colar das suas anotações. Você vai pegar o jeito rapidinho!
Estude em grupo - O bom de estar no colégio é que você está rodeada de amigos e com certeza entre eles deve ter alguém que entende tudo da matéria que você mais detesta. Peça ajuda! Pergunte se seu amigo ou sua amiga não pode ficar um pouquinho depois da aula para te ajudar a tirar as dúvidas. Prometa um sorvete como pagamento! ;)

Desligue o celular quando estiver no colégio - Com o celular ligado, é óbvio que entrar no Facebook, atualizar o instagram e checar o Twitter vai parecer muito mais legal do que tentar entender o que o seu professor está falando. Se for impossível ficar sem ele, ligue-o no intervalo, dê uma olhada nas redes sociais e desligue quando o sinal bater. O mundo não vai acabar se você ficar umas horinhas com o celular na bolsa!
Não saia de casa sem comer - Tudo bem que você acorda morrendo de sono e muitas vezes já está em cima da hora de sair para a escola. Mas tomar café da manhã é essencial! Ninguém merece assistir alguma aula chata com fome, né?! Acorde uns 10 minutos mais cedo e coma um sanduíche e beba um suco, por exemplo. Se estiver muito atrasada, coloque uma barrinha de cereal e uma fruta na bolsa e vá comendo no caminho. De barriga cheia, é muito mais fácil se concentrar.
Durma cedo - Ok, você adora "Big Brother Brasil" ou não consegue ir para a cama sem assistir alguns episódios da sua série preferida. Então, programe-se para fazer tudo mais cedo. Jante, tome um banho e deite uma horinha antes se ainda pretende ver televisão. Durante a semana é muito importante dormir bem. É durante a noite que o nosso cérebro absorve tudo o que aprendeu durante o dia. Além disso, se você estiver morrendo de sono na aula não vai conseguir entender nada, né?!

Estude com antecedência - A prova de física é amanhã e você só vai abrir o livro hoje? Hum, isso não vai dar certo! De um dia para o outro ninguém consegue aprender tudo o que precisa para se dar bem em uma prova, ainda mais quando a matéria é mais complicada. Para não acumular os estudos e se desesperar na véspera da prova, experimente chegar em casa todos os dias e dar uma olhadinha em tudo aquilo que viu na escola. Mesmo que não tenha lição de casa, relembre o que aprendeu de novo e faça anotações.

Faça anotações - Ficar sentada na sala de aula só olhando para a cara do professor pode realmente ser entediante. Para não se distrair, anote o que ele está falando. Enquanto você escreve, seu cérebro já está absorvendo todas aquelas informações. Aí, quando você olhar para o caderno de novo, vai ser muito mais fácil lembrar tudo o que rolou naquela aula.


Espero que tenham gostado, Beijos da Ju!

Nenhum comentário:

Postar um comentário